Boas,
Eu diria que se só queres modelar condições if/then/else, não necessitas do BizTalk, ou do Workflow for windows. Quanto ao ILog, posso dizer-te que já o utilizei, e para esse tipo de coisas simples, aquela ferramenta necessita de um overhead bastante grande em termos de aprendizagem (ou pelo menos, assim era aqui à 4 ou 5 anos.. Não tenho trabalhado com a ferramenta ultimamente.
Agora, se quiseres implementar regras de negócio mais flexíveis (o que pelos vistos parece ser o teu objectivo final), eu diria que o WF é o melhor para ti. Porquê, podes tu perguntar?
- Designer gráfico - Permite-te desenhar as regras gráficamente, dentro do ambiente do VS.
- Re-aproveitamento de regras de negócio se modeladas como Actividades de Workflow.
- Controlo de Design, que te permite gerares novos Workflows, mesmo por clientes que não saibam qual o detalhe da implementação dos workflows.
Claro que sem saber exactamente o contexto desta pergunta (ou seja, até que nível e que as regras de negócio vão estar expressas em workflows) é complicado dar mais razões específicas... Mas podes sempre fazer um reply aqui para percebermos melhor.
Sérgio Amendoeira
GeTronics / Grupo Tecnocom