Grupo de Arquitectura de Software Português

Welcome to GASP Sign in | Join | Help
in Search

rules-based engine

Last post 03-19-2007, 15:47 by Sérgio Amendoeira. 1 replies.
Sort Posts: Previous Next
  •  02-02-2007, 12:02 792

rules-based engine

estou a procurar as alternativas disponiveis ao classico tratamento de condições com if/then/else ou selects

o objectivo é permitir uma gestão mais flexivel de algumas regras de negocio.

penso que um motor de regras será a solução mais aplicável.

estive à procura na net e encontrei algumas alternativas mas não tenho o conhecimento para poder validar rapidamente qual a melhor opção
    se alguém tiver alguma experiencia que queira partilhar... aqui fica uma lista daquilo que me chamou mais a atenção.

- bizztalk - pelo que percebi inclui o Microsoft Business Rule Engine. para além de ser um bocado caro para o projecto em questão, parece-me um bocado sobredimensionado para aquilo que preciso

- workflow for windows - fiquei um bocado na duvida se realmente seria aplicável.  

- Jaxlab Rules Engine - 100% .NET Library to Actuate Business Rules - tem a vantagem de ser free. não me pareceu que tivesse nenhuma ferramenta de administração das regras, ou seja é tudo feito à mão em xml. não me parece muito dramático já que para este projecto não será necessário implementar muita coisa, mas penso que é uma situação que rapidamente fica fora de controlo.

- inrule.com

- www.ilog.com/products/rulesnet/ 

Filed under:
  •  03-19-2007, 15:47 933 in reply to 792

Re: rules-based engine

Boas,

Eu diria que se só queres modelar condições if/then/else, não necessitas do BizTalk, ou do Workflow for windows. Quanto ao ILog, posso dizer-te que já o utilizei, e para esse tipo de coisas simples, aquela ferramenta necessita de um overhead bastante grande em termos de aprendizagem (ou pelo menos, assim era aqui à 4 ou 5 anos.. Não tenho trabalhado com a ferramenta ultimamente.